Monday 8 December 2008

APRESENTAÇAO

Número-Interface(s), a nova denominação do Festival Número, tem a título excepcional este ano uma programação inteiramente dedicada às artes visuais, mais concretamente à videoarte.
Esta programação é a manifestação visível do ambicioso projecto desenvolvido pela Associação Número – Arte e Cultura no último ano, intitulado Videoarte e Filme de Arte e Ensaio em Portugal, publicação que é o resultado da recolha e inventariação exaustiva do fenómeno de apropriação do Vídeo por parte das Artes Visuais no nosso país.
Seguindo esse mote, Número-Interface(s) prevê uma multiplicidade de acções que reflectem a mesma vontade e interesse em fomentar a (in)formação de novos públicos nas áreas dos novos media envolvidos com as artes visuais.
Do dia de lançamento do livro no CAMJAP – Fundação Calouste Gulbenkian fazem parte uma conferência de apresentação (com a participação de Julião Sarmento, Miguel Wandschneider, Paula Roush, Pedro Cabral Santo, Pedro Lapa e Sandra Vieira Jürgens) e um espectáculo multimédia de Adriana Sá e John Klima.
Número-Interface(s)’08 é composto ainda pelo ciclo de conferências na FBAUL e por uma exposição patente no Pavilhão 28 (Hospital Júlio de Matos) até 30 de Dezembro. Em Turn Me On, comissariada pelo colectivo inter-face (Bruno Marques, Israel Guarda, Ivo Braz e José Oliveira), estão presentes trabalhos de alguns dos principais nomes desta área em Portugal, tais como Ernesto de Sousa, Julião Sarmento, João Tabarra, Pedro Cabral Santo, Alexandre Estrela, Miguel Soares, José Maças de Carvalho, Paula Roush, Susana Mendes Silva ou Maria Lusitano.
O Seminário Universidade da Videoarte é o evento de carácter mais académico. Decorre no Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e pretende abordar um conjunto de questões em torno da prática da videoarte em Portugal, mas de uma forma participada, a partir dos seus autores e capaz de interessar e incluir um público afecto, cativando alunos e académicos, passando ainda pela comunidade artística e imprensa especializada.
Fica aqui, então, feito o convite para vir assistir e participar em cada uma destas manifestações. Aguardamos a sua presença.

Dinis Guarda
Nuno Figueiredo
(Direcção)



FICHA TÉCNICA
Direcção
Dinis Guarda
Nuno Figueiredo

Produção
André Gonzaga
Margarida Mendes

Assistentes de Direcção
Fernanda Lopes
Sara Chironi (Euroyouth)

Design
Luís Alegre

1 comment:

Paulo Henrique said...

Espero que tenham passado em excelente tempo, com avidas converssas estes dias em Dezembro.

Mantenho um olhar proximo convosco por aqui. Bem Hajam!

Paulo Henrique
www.ph.site.vu