Monday 8 December 2008

UNIVERSIDADE DA VIDEOARTE

Seminário
Universidade da Videoarte
Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa |15 a 19 de Dezembro / 17h30

Aberto a alunos de ensino artístico e público em geral, este Seminário promove um encontro diário para visionamento e discussão de obras, composto por um painel de artistas, comissários, académicos e críticos.

Cada artista selecciona (em interligação com o moderador) uma obra da sua videografia. Essa obra passa em screening e para um vasto auditório. Cada exibição terá uma introdução do moderador e a ela seguir-se-á uma explicação do artista/autor. No fim das apresentações e dos screenings haverá lugar a um pequeno debate (moderado) entre os quatro artistas e entre os artistas e a assistência.

Estes encontros decorrem ao longo de cinco dias consecutivos e são subordinados aos seguintes temas:

15/12 (17H30) - “Videoarte Conceptual”
Artistas: Alexandre Estrela, José Maças de Carvalho, Susana Mendes Silva;
Moderador: Pedro Cabral Santo.

Espaço de discussão entre artistas que exploram no seu trabalho o primado da ideia. Síntese, síncope e objecto potencial são alguns dos conceitos em debate.


16/12 (17H30) - “Documentarismo e Multiculturalismo – condição humana e activismo”
Artistas: Luciana Fina, Sandro Resende, Tiago Pereira;
Moderador: André Gonzaga.

Estarão em debate obras de suporte videográfico que tomam como ponto de partida o real observável, trabalhando-o como método reflexivo e questionando subversivamente as suas condicionantes sociais, criando por vezes espaço para utopias visuais e outras divagações poéticas.


17/12 (17H30) - “A recriação de conteúdos através da apropriação de imagens”
Artistas: Daniel Barroca, Pedro Henriques, Pedro Maia;
Moderador: Nuno Figueiredo.

Apresentação de trabalho de artistas que manipulam os códigos de imagem vigentes e modificam a nossa reflexão sobre a sua condição e acesso. O seu campo de trabalho é amplo: explorando arquivos fotográficos, home footage, found footage, desenho 3D, grafismos impressos ou outros.


18/12 (17H30) - “Ficção: narrativa(s) e outras estórias”
Artistas: Catarina Campino, Hugo Brito, Maria Lusitano;
Moderador: Dinis Guarda.

Neste painel a emergência da estória e os seus contornos tem papel central: de narrativas épicas a eventos minimalistas, todos os contadores terão o seu espaço.


19/12 (17H30) - “O Primado do Som”
Artistas: André Sier, António Olaio, Miguel Soares;
Moderador: Fernando Fadigas.

Estarão em discussão autores que abordam amplamente o trabalho sonoro na sua prática. O hiato entre som e imagem, a correlação na criação de ambos e a sua pertinência crescente e inabalável serão temas em debate, mantendo uma perspectiva actual e consciente das novas apropriações tecnológicas e do seu impacto na evolução da videoarte.

No comments: